Local
  Política
  Esportes
  Segurança
  Municípios
  Entrevistas
  Media Center
  Tema Livre
 
 
 
 
  Aldeia Virtual
  Cinema
  FS Cidade
  FS Trabalho
  Especial Dia das Mães
  Especial Namorados
  Especial Dia dos Pais
  Especial Natal
 
 
 
  Dom Itamar Vian
  Fumaças Mágicas
  História vista de baixo
  Interligado
  Literatura
  Saúde Online
   
 
 
  Home . Voltar Comentar Imprimir Diminuir Fonte Aumentar Fonte Enviar por E-mail
02/08/2005 - 15:39h  
Revista Sitientibus da UEFS recebe classificação A da Capes

A revista Sitientibus da Universidade Estadual de Feira de Santana, número 29 dedicado a área de Letras e Lingüistica, obteve o conceito A da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação, através do sistema QUALIS.

Uma base de dados que compreende os veículos de divulgação científica  periódicos, anais e revistas - utilizados pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior do país.

Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós-graduação são enquadrados em categorias indicativas da qualidade - A, B ou C e do âmbito de circulação dos mesmos - local, nacional ou internacional. 

A publicação compreendeu a produção do Departamento de Letras no âmbito dos estudos lingüísticos, abordando as vertentes de Estudo do Vocabulário, Estudo de Gramática, Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira e Didática. O número anterior, dedicado a área de Tecnologia, também foi classificado com o conceito A pelo sistema Qualis.

HISTÓRICO
Surgida em 1982, através de projeto do poeta e professor, Raymundo Luiz Lopes, do Departamento de Educação, Sitientibus tem marcado a sua presença entre as melhores revistas do país, mostrando a produção científica e artística da UEFS, através de artigos, resenhas, resumos de tese etc. numa integração entre as áreas acadêmicas, bem como divulga artigos de profissionais de outras instituições.

Através da seção Criação Literária vem, inclusive, descobrindo novos escritores, sobretudo alunos da UEFS, além de publicar os já conhecidos na cidade e fora dela, como, Míriam Fraga, Rui Espinheira Filho,  João Carlos T. Gomes, Sérgio Matos, Conceição Paranhos e o grupo Hera, entre outros.

Uma idéia pioneira, na época, e que continua, foi começar a publicar, nas capas, trabalhos de artistas plásticos locais: Raimundo Oliveira (in memoriam, no 1º número), César Romero, Juraci Dórea, Gil Mário, Carlo Barbosa (in memoriam), Graça Ramos, Guache Marques, Antonio Brasileiro, Washington Falcão, Maristela Ribeiro, Raimundo Oliveira (in memoriam), Robérico Celso, Gemicrê Nascimento, para citar alguns, já tiveram sua presença em Sitientibus, circulando pelo meio universitário brasileiro e internacional e em outras instituições culturais.

Periodicamente, publicam-se fotos da UEFS, registrando o desenvolvimento da instituição.

Os últimos números lançados foram: 28 (Tecnologia) e 29 (Letras e Artes), este último no VII CELL-Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários, em 21/10/04. Em fase de editoração os números referentes às áreas de Educação, Ciências Sociais e Aplicadas e Saúde, além de uma edição do grupo Mulieribus.

De acordo com o reitor José Onofre Gurjão “Sitientibus e muitas outras publicações são frutos da arrojada política de Pós-Graduação StictoSensu empreendida pela UEFS nos últimos anos e evidenciam o acerto de priorizar investimentos na valorização e capacitação dos seus quadros".

    Fonte: Da Redação
 Voltar ao Topo Comentar Imprimir Diminuir Fonte Aumentar Fonte Enviar por E-mail
 
 
 
 
 
 
 
 
© 1998 - 2007 FSOnline - Feira de Santana na Internet. Todos os direitos reservados.